Letícia Figueiredo

rss

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sinusite: Sintomas, Causas e Tratamentos.

SINUSITE
A sinusite (sinus = seios + ite = inflamação) é uma inflamação dos seios peri nasais ou seja dos seios que existem há volta do nariz.
Os seios peri nasais são cavidades situadas junto ao nariz onde se acumula muco que em condições normais deve ser claro e fluido e que escorre normalmente para o nariz (fossas nasais) sem criar quaisquer problemas.
Existem quatro tipos de seios; os seios maxilares que se situação nas maxilas da face, os seios frontais que se situam na testa por cima do nariz e os seios etmoidais (do etmóide) que estão atrás do nariz e juntos à testa e cabeça e o seio do esfenóide.
Em situações normais estas cavidades escoam o seu liquido para as fossas nasais e tudo funciona bem.
Mas em algumas pessoas esse líquido pode ficar acumulado provocando uma inflamação, situação em que a pessoa passa a sofrer de sinusite.
A sinusite é frequente quando a pessoa se constipa ou quando sofre de alergias, situações em que o seu sistema imunológico está mais debilitado e em que a produção de fluidos é maior.
A drenagem destes fluidos acaba muitas das vezes por ser afectada e por provocar inflamações dos seios paranasais (frontais, etmoidais e maxilares) provocando aquilo a que se chama sinusite.
A sinusite pode ser aguda ou crónica sendo que a sinusite aguda pode ter uma duração de uma a quatro semanas e a sinusite crónica pode durar mais de três meses consecutivos.
A foto a cima apresenta a região do nariz em uma visualização interna de seus componentes.
Observe a proximidade destas cavidades para-nasais (ao redor do nariz) com as estruturas das órbitas(olhos), dentes e do cérebro.
Sinusites podem levar a complicações sérias nestas regiões vizinhas!



SINTOMAS:
Quando a sinusite atinge os seios maxilares podem surgir dores a nível das maxilas, dentes, etc. devido à infecção e inflamação dos seios maxilares.
Quando a sinusite atinge os seios frontais e ou etmoidais as dores de cabeça podem ser demasiado fortes e incapacitantes o que requer uma atenção urgente devido ao desconforto que existe.


CAUSAS:
Muitas das causas da sinusite advém das infecções respiratórias que inflamam as mucosas do nariz e consequentemente os seios peri nasais.
Alergias, desvios do septo nasal, etc. podem dificultar a drenagem do muco ou provocar reacções inflamatórias que produzem muco "em excesso" que leva a uma maior acumulação e por consequência inflamação.



TRATAMENTO:
Por vezes a sinusite é apenas um desconforto temporário que passa ao fim de alguns dias sem cuidados de maior.
No entanto muitas das vezes há que fazer um tratamento médico para controlar a infecção e permitir a drenagem dos seios peri nasais.
Nesta ultima situação pode ser necessário recorrer a antibióticos como forma de controlar a infecção e impedir maiores desconfortos e problemas.



ALGUNS REMÉDIOS CASEIROS:
*As inalações de vapor com camomila, menta, eucalipto, lavanda OU tomilho duas a três vezes por dia produzem um alívio rápido em gripes, resfriados, congestões nasais, e sinusites frontais.
Coloque 6 colheres de chá de flores numa taça com 1 a 2 litros de água frevendo. Coloque então o rosto sobre a taça e cubra a cabeça com uma toalha ou lençol.
É importante respirar o vapor o mais profundamente possível durante 10 minutos no mínimo.

*Compressas quentes: Para reduzir a dor e diminuir a mucosidade: Aplique sobre o nariz e nas faces compressas embebidas numa infusão quente de eucalipto ou menta. Renove-a a cada 20 minutos.

*Agua rabelo em um conta gotas,vc irá usar 03 gotas da água em cada narina,03 vezes ao dia e durante 07 dias.
Obs: Nas primeiras aplicações, caso esteja em crise, irá doer um pouco, mas o alívio é imediato.


Fonte:jcsantiago.info

2 comentários:

tassio franca disse...

melhor q isso só 2 disso rsrs..
as informaç~es q vc passou são execelentes
thanks!!

lele disse...

agraciado pela informação

Postar um comentário